sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Publicidade institucional e o meu sonho


O administrador público senta-se com seu secretário. Pergunta como vão as obras para a reforma da escola municipal, o orçamento, o prazo, enfim, se tudo anda bem. 

O secretário apresenta uma papelada, documentos, planilhas, vai tudo devagar, a empresa pede mais verba, os convênios estão suspensos por ordem de algum burocrata de Brasília. Irritado, bate na mesa:


- Arnulfo, me resolva tudo isso, pelo amor de deus. Como pode!?
- Senhor, vou tentar, mas tá faltando um milhão e meio.
- Com quem eu tenho que falar para conseguir esta verba?
- Ah, talvez com o senador ou com uns dois deputados, mas é difícil neste ano eleitoral. A verba vai toda para o Nordeste.
- Tá, deixa eu ver estes orçamentos aqui...

Tira os óculos de leitura, observa atento...

- Arnulfo, o que são esses dois milhões aqui?
- Senhor, é a verba para mídia.
- Mídia?!
- Sim, é a divulgação na televisão da reforma.
- Como assim, são dois milhões para divulgar na TV uma reforma de R$ 10 milhões?
- Er... sim... é a praxe. Divulgamos tudo para dar transparência ao cidadão.
- Mas como, se a reforma nem está pronta?
- É que é sempre bom garantir uns votos antes de a obra terminar. Vai que demora demais e a oposição ganha a eleição... E o povo acha bonito propaganda com artistas, ainda que sejam caras...
- Mas que @#$%&* Arnulfo!!! Como é que vamos concluir uma obra se o dinheiro necessário está sendo gasto em propaganda antes mesmo de terminar a própria obra?! Estamos divulgando que "vamos fazer" quando deveríamos divulgar, quando muito, que "fizemos".
- Mas, senhor, é assim que as coisas sempre funcionaram aqui...
- Sempre "funcionaram"?! Olha, meu caro, alguma coisa funciona aqui?! Tira essa verba daí e adiciona uma iluminação mais bonita na quadra da escola, pra já! E você, está demitido!

Um barulho grande na cozinha me acorda. Na televisão passa pela décima vez naquela tarde e domingo uma propaganda do governo. Levanto e lavo o rosto. Melhor trabalhar, quem sabe um dia isso muda...